Hospital gaúcho desenvolve sistema avançado de tomografia

Baixa dose de radiação, menos tempo de exposição e custos menores. É o que diferencia dos modelos tradicionais o moderno sistema de exame tomográfico adotado pelo Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no Rio Grande do Sul, hoje referência no Brasil.

O sistema foi implantado em 2013, a partir de um projeto chamado CTdBem, idealizado pela equipe de cirurgia buco-maxilar e traumatológica. Tinha por objetivo realizar diagnósticos computadorizados multislice – mais detalhados, de melhor definição e pouca radioatividade – na avaliação dos dentes e ossos da face de pacientes internados.

Hoje, ele funciona em outras atividades médicas, graças a um trabalho efetivo de reformulação por diversos especialistas, como físicos, químicos, engenheiros e técnicos de informática. O CTdBem está equipado com computadores de última geração, que incluem impressoras em três dimensões (3D).

As imagens podem ser acessadas imediatamente pelas equipes. Se houver a necessidade de um biomodelo (protótipo) para planejamento ou tratamento cirúrgico, ele é confeccionado no laboratório e entregue em 48 horas a um custo reduzido, o que reduz o uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=47251

Fonte: Assessoria de Comunicação Social | Portal do MEC